quinta-feira, 15 de março de 2012

Game Review: ever17 (PC/PS2/PSP/360)



Eu sei que disse que não ia fazer reviews por um tempo, mas não tenho como não falar do jogo que tem a melhor história que eu já vi.


ever17 é uma Visual Novel feita pela KID e lançada em 2002 originalmente para Playstation 2 e Dreamcast no Japão, ganhando uma versão para Windows em 2003, sendo esta traduzida para o inglês em 2005 pela Hirameki International. Em 2011 o jogo ganhou um remake para Xbox 360.

A história conta sobre um grupo de 7 pessoas que acabam ficando presas dentro de um parque subaquático chamado LeMU e seus esforços para escapar.


Simples não? Como uma história tão simples pode ser a melhor história que já vi? Porque é perfeitamente construída. Porque seus personagens são carismáticos, e acima de tudo humanos. Porque seus mistérios se entrelaçam de uma maneira tão incrível, que o jogador provavelmente vai ter o cérebro fundido. Porque o autor usa o formato de Visual Novel de uma forma nunca antes usada.


Vamos falar um pouco sobre os personagens, começando pelos protagonistas: Kuranari Takeshi e o ''Garoto''. O primeiro é um estudante universitário muito passional e emotivo, usando ações para demonstrar seus sentimentos, e o segundo é um garoto que sofre de amnésia, não se lembrando nem do próprio nome, o que leva os outros a chamá-lo simplesmente de ''Garoto''. O jogador não vê o personagem que está usando, mas vê o outro, como é padrão nas visual novels.



Seguindo com as heroínas, temos Tanaka You, uma garota extremamente positiva e animada, frequentemente animando todos ao seu redor. Contrastando com You, Komachi Tsugumi é uma misteriosa jovem mulher que não confia em ninguém, agindo por conta própria na maioria das vezes. Matsunaga Sara é uma garota um pouco mais nova que You, estudando na mesma escola que ela, e obcecada com ninjas e ninjutsu. Akanegasaki Sora é a única funcionária do parque que ficou presa, sendo uma engenheira de computação. Completando o grupo, Yagami Coco é uma garota MUITO enérgica e inocente, tendendo a ser infantil as vezes.


O jogo tem duas rotas para cada protagonistas, focando cada um em uma heroína (Tsugumi e Sora para o Takeshi e You e Sara para o ''Garoto'') e uma rota final que só é destravada completando as outras 4, focando-se em Coco, sendo o True Ending do jogo. Conseguir o final bom de cada rota leva tempo e muitas tentativas, por isso o jogo tem um número absurdo de saveslots.


Uma das coisas mais bem construídas é o desenvolvimento e a relação entre os personagens, todos são mais do que parecem, escondendo segredos e cicatrizes que revelam uma conexão entre todos. O jogo usa bastante termos científicos e também histórias mitológicas, despertando a curiosidade do jogador.


Os gráficos do jogo são razoáveis, mas os sprites dos personagens são muito bem desenhados, e as CGs são sublimes. A trilha sonora do jogo é muito boa, com músicas combinando com as cenas, com destaque para a música de abertura que é linda. A história demora um pouco para engrenar, mas sem perceber o jogador é pego num ritmo frenético, com mindfucks e plot-twists sendo usados sem piedade do cérebro do jogador. Os personagens são muito bem construídos, com destaque especial para Tsugumi e You.


E um fator especial: a rota da Coco. Um bom plot-twist é aquele que você não esperava, e que pode transformar uma história ruim em uma história boa. Um ótimo plot-twist é aquele QUE VOCÊ DEVERIA TER ESPERADO e não esperou, que transforma uma boa história numa EXCELENTE história. O plot-twist que acontece nessa rota se encaixa na segunda categoria, e é intenso. DEMAIS.

Finalizando, quem conseguir por as mãos numa cópia do jogo (ou baixá-lo ilegalmente, visto que as cópias físicas são raras e MUITO caras) não vai se arrepender, e provavelmente vai guardar essa, que na minha opinião é a melhor história já feita, com grande carinho na memória.

GRÁFICOS - 8/10
SOM - 10/10
HISTÓRIA - 10/10
PERSONAGENS - 10/10
REPLAY - 10/10

NOTA FINAL  - 10/10
Obra-prima


Nenhum comentário:

Postar um comentário